Iniciativa fortalece o desenvolvimento infantil no Município por meio da capacitação de profissionais da saúde
A Prefeitura de Guarujá deu mais um passo importante na promoção do desenvolvimento infantil no Município. Na última segunda-feira (24), representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) participaram de uma reunião com a cofundadora do Movimento Cinco Básicos, Maria Rodrigues, e a equipe do Hospital Santo Amaro para planejar a implementação da iniciativa na maternidade da unidade hospitalar.
O encontro ocorreu na sala da presidência do hospital e contou com a participação do secretário e adjunto da Sedeas, da coordenadora da Vigilância Socioassistencial e da psicóloga Ivelise Schalch. Pelo Hospital Santo Amaro, participaram o presidente Urbano Bahamonde, além de médicas, enfermeiras, pediatras, o diretor administrativo, gerente de contratos e gerente de projetos.
Durante a reunião, Maria Rodrigues apresentou o Movimento Cinco Básicos, destacando sua importância no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças desde o nascimento até os seis anos. Foram exibidos vídeos com exemplos reais da aplicação dos cinco princípios do programa: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar por meio do movimento e da brincadeira; e ler e discutir histórias.
Entre os encaminhamentos discutidos, destacou-se a inclusão de capacitações voltadas para profissionais da maternidade e do setor de enfermagem, além de estratégias para disseminar o programa entre jovens médicos. O momento também foi marcado por uma rica troca de ideias entre os participantes, reforçando o compromisso de Guarujá com a primeira infância.
Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, a iniciativa representa um avanço significativo para o Município. "Estamos dando um passo essencial para garantir que o desenvolvimento infantil seja incentivado desde os primeiros momentos de vida. A inclusão do Cinco Básicos na maternidade do Hospital Santo Amaro fortalece nosso compromisso com a primeira infância e capacita os profissionais para um cuidado ainda mais qualificado com as nossas crianças”, frisou.