O encontro proporcionou palestras e debate de propostas relacionadas a três eixos temáticos centrais: Democracia, Justiça Racial e Reparação
A IV Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial contou com a participação de cerca de 150 pessoas, superando as expectativas dos organizadores. Realizada na última sexta-feira (30), na Escola Municipal Prof. Antonio Ferreira de Almeida Junior, no Jardim Tejereba, o encontro proporcionou palestras e debate de propostas relacionadas a três eixos temáticos centrais: Democracia, Justiça Racial e Reparação.
A comunidade se mobilizou para o avanço das propostas da conferência, sendo a Justiça Racial o tema mais abordado, com a sugestão da criação de um centro de referência, com profissionais capacitados para ajudar a comunidade negra, como advogados, psicólogos e assistentes sociais, que dariam acolhimento e orientação em casos de racismo.
Os alunos da Escola Municipal Profª Dirce Valério Gracia se interessaram e também participaram das discussões. “Foi muito além do esperado. Houve muito empenho da comunidade com o contexto dos eixos da conferência”, afirmou o gestor de políticas públicas da Promoção da Igualdade Racial de Guarujá.
A conferência municipal se alinha com a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que tem como tema central "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial". A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), teve como objetivo promover o debate e o encaminhamento de propostas para reparação e justiça racial, fortalecer a participação negra em espaços de poder, assegurar direitos culturais e econômicos e combater o racismo em suas diversas manifestações, incluindo o racismo religioso e a xenofobia.