Tocando Agora: ...

Guarujá é referência em Programa de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança

Publicada em: 18/06/2025 00:24 - Geral

Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande visitaram as dependências do Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal para conhecer o serviço realizado pelo Município, que é inédito na Baixada Santista


Nesta terça-feira (10), representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande visitaram as dependências do Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas de Guarujá, localizado no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê). O objetivo foi conhecer o serviço realizado pelo Município, que é inédito na Baixada Santista.


A inspetora GCM Roberta, responsável pelo setor assistencial da corporação de Praia Grande e o GCM Luiz Paulo, foram recepcionados pela GCM Karina Joaquim, responsável pelo atendimento psicológico do CAS e pelo capelão GCM Manoel Maximiano de Oliveira Neto. Eles trocaram informações sobre o funcionamento do serviço, que é parte do Programa de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança, vinculado à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).


“Estamos visitando outras cidades para implantação de novos serviços e buscando ideias para complementar a nossa guarda municipal. Sempre tive a vontade de ajudar as pessoas e, agora, cuidando da parte assistencial, mais ainda”, contou a inspetora Roberta.


Karina comentou que o trabalho do CAS-GCM busca o equilíbrio emocional, físico e espiritual dos agentes, aliando a parte técnica da psicologia, a capelania e práticas integrativas. “Temos mais coisas a serem estruturadas, mas já demos o pontapé inicial”.


O capelão Manoel Maximiano citou ainda, o auxílio em questões burocráticas, afastamento médico, apoio às famílias dos GCMs, entre outros assuntos. Durante a semana, ele visita os setores da Sedecon, realizando um devocional. “Fazer o bem na vida de outras pessoas é até mais gratificante do que fazer algo de bom a nós mesmos”, ressaltou.


Programa


O Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas integra o Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança, que tem por finalidade a proteção e a preservação da saúde mental dos agentes que tenham sido expostos a ocorrências com risco a sua integridade física ou psíquica, como disparo de arma de fogo, acidente de trânsito, agressões, entre outras ocorrências.


A Capelania presta assistência social, religiosa e espiritual para os servidores e familiares, promovendo assistência nas celebrações religiosas, visita aos doentes, palestras educacionais e motivadoras, ajuda na superação de vícios entre outros apoios. Além disso, há o serviço de práticas integrativas e complementares com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e psicossocial.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...